Reino Unido é o país para onde continuam a emigrar mais portugueses

De acordo com o Observatório da Emigração, o Reino Unido é actualmente o principal destino de emigração dos portugueses. Um movimento acompanhado também pelo aumento das remessas de emigrantes.

Eram cada vez os mais portugueses a escolher o Reino Unido como destino de emigração. Só em 2015, foram 32.301 os portugueses que deram entrada neste país, o número mais elevado desde, pelo menos, o ano de 2000. Nos últimos 15 anos, mais de 240.000 cidadãos nacionais trocaram Portugal por terras britânicas, num movimento que se intensificou desde 2011, o ano do pedido de resgate internacional de Portugal. Só nos últimos cinco anos, o Reino Unido recebeu 130.000 portugueses.

Um movimento que é acompanhado pelo aumento das remessas de emigrantes. Se em 2010, os emigrantes no Reino Unido enviavam 94 milhões de euros para Portugal, e eram apenas o sétimo país medido por volume de remessas enviadas para território nacional, no último ano as remessas provenientes de território britânico somaram 255 milhões de euros e representam agora o quarto o país de origem mais relevante.

Uma tendência que continua a intensificar-se já em 2016. Só nos primeiros quatro meses do ano, os portugueses a residir no Reino Unido enviaram 100 milhões de euros para Portugal, um valor só superado pelo emigrantes a residir em França e na Suiça.

About author

Joaquim Martins

Joaquim Martins

Conta com mais de 20 anos de carreira na Rádio Altitude – a primeira estação local portuguesa com emissões regulares desde 1948.
Quando ingressou no ensino superior em Leiria, passou por uma das pioneiras entre as «rádios piratas«: a extinta ‘Central FM’.
Em 2005, de regresso à Guarda, trabalhou no Rádio Clube Português e colaborou com a revista do segmento económico ‘Invest’.
Integra a equipa de correspondentes do ‘Correio da Manhã’ (jornal) e faz parte da rede de repórteres da CMTV (televisão) desde a fundação.
Inspirado pelos pioneiros da rádio, quer fazer da ‘Antena Lusa’ um projecto inovador de internacionalização do jornalismo em língua portuguesa.