Reino Unido: ‘Brexit’ obriga governo a reforçar funcionários consulares em Londres e em Manchester

O secretário de Estado das Comunidades revela que os pedidos de esclarecimento de portugueses a viver no Reino Unido aumentaram e por isso é necessário reforçar o pessoal dos consulados.

A partir de agosto, o cônsul geral adjunto vai estar em permanência no consulado de Londres. José Luís Carneiro afirma que ele tem poderes semelhantes aos da cônsul-geral, Joana Gaspar, e por isso pode dar uma resposta mais célere aos despachos consulares.

Em julho e agosto, vai também ser mobilizada para Londres uma técnica superior do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Foram ainda contratados dois funcionários para o atendimento, em regime de prestação de serviços, que vão ficar até ao fim do ano e enquanto decorre o concurso dos funcionários dos serviços consulares. Londres vai ainda contar com o apoio no atendimento de três jovens estagiários que vão ficar até setembro.

O secretário de Estado das Comunidades revela ainda que em Manchester, o consulado vai ser reforçado com dois funcionários, em regime de prestação de serviços. Um deles só deverá ser contratado em setembro.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas enumera o reforço de pessoal e serviços para responder ao aumento da procura de informações
José Luís Carneiro afirma que “no final do ano vai ser feita uma nova avaliação para verificar como a resposta pode ser ajustada ao conjunto de solicitações que podem ser vir a pedidas”.

José Luís Carneiro diz que houve cerca de 30 mil pedidos nos últimos dias
Mais do que processos de pedidos de residência permanente, o secretário de Estado das Comunidades explica que tem havido um aumento de pedidos de informação. Nos últimos dias, ao consulado em Londres chegaram 30 mil pedidos, a grande maioria com questões relacionadas com o Brexit.

Para dar resposta a estas questões foi criada uma linha de apoio especializada, por telefone e por mail. O endereço de email deverá começar a funcionar em breve: brexit.cglondres@mne.pt

No Reino Unido, estão registados 234 mil portugueses, mas o secretário de Estado das Comunidades admite que o número pode ser superior, sublinha que muitos não estão referenciados nos consulados.

TSF

About author

Joaquim Martins

Joaquim Martins

Conta com mais de 20 anos de carreira na Rádio Altitude – a primeira estação local portuguesa com emissões regulares desde 1948.
Quando ingressou no ensino superior em Leiria, passou por uma das pioneiras entre as «rádios piratas«: a extinta ‘Central FM’.
Em 2005, de regresso à Guarda, trabalhou no Rádio Clube Português e colaborou com a revista do segmento económico ‘Invest’.
Integra a equipa de correspondentes do ‘Correio da Manhã’ (jornal) e faz parte da rede de repórteres da CMTV (televisão) desde a fundação.
Inspirado pelos pioneiros da rádio, quer fazer da ‘Antena Lusa’ um projecto inovador de internacionalização do jornalismo em língua portuguesa.