‘Brexit’: governo português “salvaguardará os interesses” dos emigrantes portugueses

O artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que desencadeia o processo de desintegração do Reino Unido da União Europeia, ainda não foi accionado pelo governo britânico. Razão pela qual o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas considera “prematuro admitir qualquer cenário” de risco para a comunidade de portugueses residentes no país em questões como os requisitos legais de permanência, relações laborais, fiscalidade, investimentos e livre circulação.

Em declarações à Antena Lusa, José Luís Carneiro diz acreditar na posição conjunta dos países europeus de que “não pode haver acesso ao mercado único sem garantir a liberdade de circulação de pessoas”. Uma posição em bloco na qual “todos os países estão a alicerçar o seu discurso político e o modo como encararão a relação com a União Europeia”. Estão em causa “mais de três milhões de europeus a viver, a trabalhar e a investir no Reino Unido”, recorda.

José Luís Carneiro adianta que o governo português “reforçou os meios humanos dos Consulados Gerais de Londres e Manchester”, instruiu os os funcionários para “esclarecer o movimento associativo” nestas duas regiões e criou “linhas de atendimento telefónica e online” que possam “informar, esclarecer e apoiar os portugueses que se encontram no Reino Unido”.

Escute aqui as declarações.

About author

Joaquim Martins

Joaquim Martins

Conta com mais de 20 anos de carreira na Rádio Altitude – a primeira estação local portuguesa com emissões regulares desde 1948.
Quando ingressou no ensino superior em Leiria, passou por uma das pioneiras entre as «rádios piratas«: a extinta ‘Central FM’.
Em 2005, de regresso à Guarda, trabalhou no Rádio Clube Português e colaborou com a revista do segmento económico ‘Invest’.
Integra a equipa de correspondentes do ‘Correio da Manhã’ (jornal) e faz parte da rede de repórteres da CMTV (televisão) desde a fundação.
Inspirado pelos pioneiros da rádio, quer fazer da ‘Antena Lusa’ um projecto inovador de internacionalização do jornalismo em língua portuguesa.

Ficha Técnica

  Direcção: Joaquim Martins Programação: Dominique Borges Antena Lusa é uma marca registada. Registo número 700058 na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.