Estatuto Editorial

  • Antena Lusa é um canal multi-plataforma de rádio na Internet em língua portuguesa, orientado para a comunidade de Diáspora e para o mercado nacional com interesses no Reino Unido e países de língua oficial inglesa.
  • Antena Lusa procura acompanhar a inovação tecnológica da comunicação e as tendências de consumo de informação à escala global.
  • Antena Lusa é uma rádio de matriz generalista, focada na atualidade internacional, orientando-se por critérios de rigor, exigência, pluralismo e independência de poderes de ordem económica, ideológica, política e religiosa.
  • Antena Lusa promove a presença e o talento de Portugal no Mundo e releva a sua intervenção nos campos da cidadania, ciência, cultura, economia e sociedade.
  • Antena Lusa investe na produção e difusão de conteúdos de qualidade, diversificados, criativos e exigentes, tendo em conta os públicos de diferentes perfis, interesses e geografias.
  • Antena Lusa regula-se pela Constituição da República Portuguesa, pela legislação portuguesa aplicável, código deontológico e demais princípios éticos do jornalismo.
  • Antena Lusa salvaguarda escrupulosamente o espaço privado dos cidadãos, honra o compromisso de boa-fé com os públicos e rejeita o sensacionalismo e a exploração comercial da informação.
Aprovado em Dezembro de 2016

About author

Joaquim Martins

Joaquim Martins

Conta com mais de 20 anos de carreira na Rádio Altitude – a primeira estação local portuguesa com emissões regulares desde 1948. Quando ingressou no ensino superior em Leiria, passou por uma das pioneiras entre as «rádios piratas«: a extinta 'Central FM'. Em 2005, de regresso à Guarda, trabalhou no Rádio Clube Português e colaborou com a revista do segmento económico 'Invest'. Integra a equipa de correspondentes do 'Correio da Manhã' (jornal) e faz parte da rede de repórteres da CMTV (televisão) desde a fundação. Inspirado pelos pioneiros da rádio, quer fazer da 'Antena Lusa' um projecto inovador de internacionalização do jornalismo em língua portuguesa.